28.1.12

Estamos ficando loucos e burros?

Num dia desses o Jornalista Carlos Nascimento comentou no inicio da apresentação do Jornal na Tv o seguinte: “Estamos ficando cada vez mais burros? A mídia ficou mais de uma semana passando e comentando sobre um suposto estupro, e uma simples frase, correta por sinal cria uma celebridade na internet. O que é isso?”
Ele estava comentando sobre o caso ocorrido no BBB12 (que não assisto por achar que agride culturalmente o ser humano ) e a frase “Estamos todos aqui, menos Luiza, que está no Canadá”. Em certa parte o jornalista está certo, o que estaria por trás desses acontecimentos para tanta visibilidade? Certamente a dificuldade do povo de filtrar e compreender as informações que recebem. Sabemos que 30% da população  brasileira sofre daquilo que denominamos  analfabetismo funcional, ou seja,  não consegue compreender aquilo que lê, ou aquilo que houve ou assiste. Como explicar a aceitação de um refrão (porque não considero música) de cunho apelativo sexual “Ai se te pego”.  Parece um “bando” de inocentes que cantam, dançam e não compreendem o que estão falando.
A televisão e a internet estão lotadas de coisas inúteis, é claro que não podemos generalizar, tem programação boas na Tv e idem na internet. Nem os programas de humor estão se salvando. Fui assistir um deles e o que vi foi ridículos comentários sem graça sobre imagens da TV e da Internet, acabou a criatividade. E muitos são considerados, não sei por quais mentes, como programa cultural.
O poder aquisitivo da população brasileira está crescendo, isso é bom. Estamos nos transformando numa sociedade consumista. Mas sabemos como consumir com dignidade para que não transformarmos numa população sem cultura?
Valter Figueira – Professor e escritor

2 comentários:

Cássio Amaral disse...

vim sacar aqui. abraço.

MARILENE disse...

Oportuna e procedente sua postagem. Vivemos em uma época de fácil e imediata divulgação de fatos, mas nos vimos realizando, a cada momento, o trabalho de filtragem. Nossas mentes não precisam de tanta bobagem.

Abraços