30.7.11

Moda de viola: minha viola, minha vida.

 Numa tarde de  sexta feira, ao som de João Mineiro e Marciano ouvimos uma história de luta, encantos, amores, desamores e muita música. João Batista Marques, comerciante, pai de cinco filhos, morador de Carlinda-MT, conhecido popularmente por João do Rádio. Nasceu em 06 de Agosto de 1952 na cidade de Paranavaí no norte do Paraná. Ainda moleque iniciante na escola, mudou-se para Araruna e posteriormente Assis Chateaubriand.
Na adolescência, cantava em festas, comícios, no comércio, em rodas de viola, fazia parte da dupla sertaneja Pinheiro e Pinheirinho, parceria que durou vinte anos, compreendendo o período de 1967 a 1987. Aos 19 anos, precisamente em 1971 iniciou carreira de locutor de rádio,  animador de festas e mestre de cerimônias.  Conheceu e foi parceiro do cantor Paulo de Paula.
João Batista era o Pinheiro da dupla Pinheiro e Pinheirinho, com a dupla e demais artistas amigos  participou de programas de rádio e programas de TV sediados em Curitiba, capital paranaense para onde, em busca de ganho para sustentar a família, se mudou. Tendo já constituído família em 1973, mudou-se para Curitiba em 1975, lá trabalhava numa grande empresa e aos finais de semana cantava nos eventos, tanto como a dupla sertaneja já criada como também fazendo parte da dupla Mensageiro e Mexicano, sempre substituindo um dos cantores, período que se estendeu até o ano de 1987.
Em 1986, seu primogênito Clodoaldo Marques é atropelado a caminho da escola e falece aos 12 anos. Querendo proteger a família do tumulto do trânsito de uma cidade grande e incentivado por parentes, vem procurar a paz e calmaria no Norte de Mato Grosso. Chegou em Alta Floresta em 1987 e logo se mudou para o distrito de Carlinda. No período entre 1988 e 1992 fez sucesso como o cantor Doraci da dupla Doraci e Decibel.
Em 1994, enquanto Carlinda se emancipava, montou a Rádio Cipó. Um meio de comunicação de grande importância para os moradores, prestando serviços comunitários, divulgando eventos, fazendo campanhas de doações aos necessitados. A Rádio Cipó, era formado por um estúdio, uma antena onde eram fixados quatro auto-falantes. Funcionava num período de apenas duas horas diárias. Contribuía com a maioria da população. Mas sempre tem alguém que reclama e quando esses têm poder pode fazer um efeito devastador, assim em 2006 a Rádio Cipó encerrou suas atividades deixando um vazio diário e saudades aos ouvintes.
João do Rádio é cidadão carlindense, participando ativamente de conselhos municipais, bem como dos conselhos da Escola Tancredo de Almeida Neves, onde estudaram seus filhos, e também dos conselhos da Paróquia São Paulo, Igreja Católica de Carlinda. Foi mestre de cerimônias em diversos eventos artísticos e culturais, repórter, jurado nos festivais de música, professor de violão e incentivador da dupla Denis e Adriano. É um ícone da música sertaneja na região.
Depois do fechamento do rádio cipó, incentivado pela família e por amigos, abriu na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua das Flores o “Cabanas Bar”. Um ponto de encontro de amigos nos finais de tarde. É nesse ambiente familiar, calmo e hospitaleiro que acontece o Encontro de Violeiros.
O Encontro de Violeiros, criado e organizado pelo comerciante João do Rádio está na terceira edição. O último encontro aconteceu no dia 8 de Julho e reuniu 10 duplas de violeiros: 5 de Alta Floresta e 5 duplas de Carlinda. Cerca de 400 pessoas compareceram para prestigiar o evento que acontece na rua, na Avenida Mato Grosso e os artistas apresentam em cima de um caminhão emprestado por amigos. O sistema de som é próprio, a acolhida é simples e o sucesso é esplêndido. É considerado um dos maiores eventos culturais da região.
Ao realizar um evento de grande proporção sem muitos gastos, os artistas não cobram para apresentar, o nosso entrevistado dá uma lição de humildade declarando. “ O que mais valorizo na vida é a família, a moda de viola e a amizade, assim consigo realizar meus sonhos, aprendi com a vida a valorizar e conservar as verdadeiras amizades e quando preciso eles comparecem”. E fazem a festa. O Encontro de Violeiros é um encontro de amigos. Um show em plena avenida. Os fãs, saudosos e aqueles que buscam conhecer o estilo musical comparecem encantando e deixando emocionado o nosso João do Rádio.
Valter Figueira – Escritor e professor em Carlinda-MT

Nenhum comentário: