6.7.11

Educação de qualidade

 
Na escola encontramos alunos que volta e meia nos pergunta o porque de estudar. Isso tem a ver com a falta de perspectiva e de sonhos, principalmente incentivados pela família, quando não encontram motivos para o estudo. É difícil criar sonhos e desejos nos alunos quando ele encontra barreiras em casa. Mas essas dúvidas e indagações nos proporciona motivos para reflexão. Para que a educação existe?
A educação existe não só para preparar mão de obra para o mercado de trabalho ou para melhorar a produtividade, produção e competitividade, e sim como conhecimento do direito ao trabalho, a realização pessoal e o exercício de cidadania e que apresente proposta de progresso que contribua a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Segundo Noel Aguirre Ledezma em “Inequidad y educacion en América Latina” se constrói educação para o desenvolvimento integral do indivíduo, como sujeito individual e coletivo, que integra o econômico, social e ambiental, cultural e político e se expressa no desenvolvimento das múltiplas dimensões das pessoas (conhecimento, habilidades motoras, afetividade, espiritualidade valores etc.) Se constrói  educação enfrentando e solucionando com convicção as causas das múltiplas desigualdades e discriminação.
A educação não só dará subsídio para que nossos cidadãos possam enfrentar as dificuldades da vida, bem como muda o modo de pensar sobre o mundo. Com a educação que temos hoje que tipo de sociedade estamos formando? Jorge Cela afirma que “Queremos uma educação que sirva para criar cidadãos e cidadãs do amanhã, e para isso é necessário perguntarmos que tipo de pessoas e para que sociedade queremos”.
Sempre lutamos pela qualidade na educação. O que seria essa qualidade? A definição de qualidade educativa tem a ver com o sujeito que se quer formar e a sociedade que queremos construir.
Toda ação educativa de qualidade deverá buscar a formação integral e multidimensional da pessoa, que permita viver em plenitude e responsabilidade de sua própria transformação e do meio em que vive. É o que pregamos em aprender para aprender. A liberdade, a felicidade e a realização pessoal está numa educação de qualidade. Mas o que seria oferecer educação de qualidade que queremos com o que temos?

Um comentário:

Denilson disse...

"Mas o que seria oferecer educação de qualidade que queremos com o que temos?"

Parabéns primeiramente pelo seu blog!

Realmente os jovens hodiernos estão desmotivados com seus objetivos e temos que encontrar as formulas de direcioná-los à motivação!
Nós estamos sendo deixados de lado pelo sistema, uma vergonha salarial, e muita cobrança! Paulo Freire relaciona a profissão docente ao sacerdócio, só por amor e sempre digo pelo chamado "transcendente" que lecionamos com prazer!
Abração!
http://divaedevaneios.blogspot.com/