13.5.11

A importância da leitura


Quando falamos da importância da leitura há questionamentos de como o hábito de ler poderá ajudar nisso ou naquilo. Nós professores, enfrentamos certas rejeições, não só de alunos como também de alguns profissionais que não gostam de ler e se recusam a ler. Talvez ler literatura não seja o ideal, mas a literatura por si provoca sensações e constrói habilidades de interpretações e entendimentos de outros textos. É válido darmos importância no que diz o renomado escritor Elias José sobre o ato de leitura e o ato de ler para as crianças. Elias José afirma categoricamente que: “Pais e professores fiquem atentos se quiserem formar gerações de pessoas felizes e aptas a vencerem na vida. O livro infantil, que é oferecido para a criança ler, ou é lido para ela, caso não esteja alfabetizada ainda, é um brinquedo capaz de despertar o interesse pelas coisas sensíveis, criativas e inteligentes e belas, através das histórias fictícias e da poesia, fazemos uma viagem de sonho e de puro encantamento. Aprendemos sem traumas, a lidar com problemas diários. Conhecemos melhor a realidade que nos cerca. Crianças e jovens que não tiveram o seu imaginário desenvolvido, aquecido pela leitura literária, pela dramatização, pelo poder de encantamento da música e das artes plásticas, serão pessimistas, endurecidas, incapazes de sorrir e de ser feliz.” Ele nos dá uma boa dica e um argumento para pensarmos na leitura e trabalharmos nas escolas.
A leitura, principalmente a leitura literária, fica sempre em segundo plano, por ser penosa e sempre colocada em forma de castigo e também pela recusa dos profissionais em ler e valorizar o ato de ler. Algumas escolas desprezam de forma humilhante que fica explícito o que o mesmo escritor acima citado afirma: “Algumas escolas, valorizam pouco a leitura, não têm uma biblioteca infantil rica e variada, como deveriam ter. preocupam-se muito com a merenda escolar, com o alimento para o corpo. Esquecem do alimento para o espírito, da emoção, da inteligência. Esquecem do objeto que poderá, no futuro, criar o adulto mais feliz, mais humano, melhor preparado para ler o mundo e expressar-se falando ou escrevendo, preparado para vencer na vida.” Precisamos, também, alimentarmos o nosso espírito, desenvolver as nossas sensações, aprendermos com as histórias fantásticas a viver melhor.
O que nos traz de bom a literatura? Segundo Yunes a literatura é a porta de um mundo autônomo que ultrapassa a última página do livro e permanece após a leitura e é incorporado como vivência. Esse mundo se torna possível graças ao trabalho que o autor faz com a linguagem. Literatura, pois, não transmite nada; cria tão-somente, no espaço da linguagem. 
Ler provoca viagens imaginárias e criações de um mundo íntimo, provocando no leitor o desenvolvimento, além de outras inteligências, a inteligência intrapessoal. Quando recebemos o impacto de uma produção literária, oral ou escrita, ela é devido a fusão inextrincável da mensagem com sua organização. Quando digo que um texto me impressiona, quero dizer que ele me impressiona porque a sua possibilidade de impressionar foi determinada pela ordenação recebida de quem o produziu. Aqui ressalta a importância do escrever, criar e organizar ideias para que outros leiam e isso só é possível com a prática da leitura.

2 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Ler é aprender!

Graça Pereira disse...

Um país que não cultiva o gosto da leitura entre o seu povo...é um país inculto, na minha opinião!
Gostei do texto, bem estruturado!
Bj
Graça