15.3.17

Dia do Circo



Dia 15 de março é o dia internacional do circo. Por representar uma manifestação cultural e fazer parte da vida de muitas pessoas, é raro uma pessoa que nunca esteve num circo, os profissionais da educação de uma forma ou de outra fazem alguma atividade com os alunos para comemorar esta data.
O personagem mais lembrado do circo é o palhaço por isso e por ser o mais fácil de personalização pelas crianças é que elas viram palhaço por um dia. Mas devemos lembrar que os profissionais da educação também incorporam outros personagens do circo.
Somos domadores de feras quando enfrentamos situações de indisciplina de alunos e de falta de conhecimentos e educação de alguns pais. Somos malabaristas quando sobrevivemos com o precário salário e falta de materiais didáticos.
Somos palhaços quando fazemos estripulia e tratamos o processo de ensino aprendizado brincando, mas sem deixar de lado a seriedade e a importância da educação. Apesar de sermos tratados de forma pejorativa por alguns, principalmente a classe política, não devemos esmorecer e deixar de mostrar a nossa alegria no ato de ensinar.
Buscando o significado pejorativo da palavra palhaço: pessoa que não é possível levar a sério, pessoa que muda constantemente de opinião; vejo que está se encaixando direito em outra profissão a de políticos.
Resta-nos comemorar o dia do circo com a alegria, confiabilidade, determinação e seriedade dos palhaços da educação e deixando o significado da forma pejorativa para os palhaços da política.

Lembrando que o dia internacional do Circo é 15 de Março, mas no Brasil comemora dia 27 de Março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897.

Valter Figueira

Nenhum comentário: