12.6.08

Conto

O Homem e o mar

O sol estava ardendo como esteve ardendo toda a semana, parece que não chove faz muito tempo. De um lado é bom, sempre terá serviço. Se chover não se pode trabalhar. O duro é a poeira no meio do caminho, ela entra no caminhão e impregna nas narinas dos trabalhadores. Até a enxada, quando passa sobre o solo para cortar as ervas daninhas, levanta poeira. A terra seca lembra o nordeste, lugar ruim de chuva de onde vieram muitos que aqui estão. Papagaio não pode ter lá, senão as cabras comem achando que é mato só por que é verde. O chapéu panamá faz um pouco de sombra, não evitando que o suor corra como água de chuva no rosto de Zozé.
Água! Isso mesmo, é água que quer para matar a sede, para lavar a alma. Um rio de água, um mar de água. Que tamanho tem o mar? Será maior que a imaginação de Zozé que nunca viu e sonha em vê-lo?
Zozé pára de capinar, vai até a moringa e se sacia de um bom gole d’água, água de poço, boa, fresca, doce. Dizem que o mar tem água salgada, deve ser suja. Tanta coisa se joga no mar. O mar silenciosamente recebe tudo o que mandam, como um cemitério de coisas inúteis desprezadas pela humanidade. No retorno olha o horizonte, adiante uma linha quase azul faz com que o céu se encontra com a terra. Dizem que no mar é assim, você olha até onde as vistas alcança. Lá diante o mar se encontra com o céu, é tudo azul, dizem, ele mesmo não tem certeza, só vendo. Já viu na televisão preto e branco, não dá para saber se é azul.
Zozé sonha com o mar, uma imensidão de água que balança em ondas intermináveis. Aonde começa e termina o mar? Só Deus sabe! Que rumo se toma para ir ao mar? Dizem se tomar o caminho do sol se chega ao mar, de um lado chega mais rápido, de outro demora um pouco mas chega. Então? O mar rodeia a terra seca? Bem que poderia vir um pouco de mar para amolecer essa terra dura.
¾Sabe Zozé? Isso tudo aqui foi um imenso mar um dia. Mas um tempo muito distante que gente nem imagina. Agora, olha só que imensidão de verde. Parece um mar verde de tão grande. Não acha Zozé?
¾ Acho não! Mar tem que ser mar de água. Onde vivem peixes, como tubarão e baleia. Não pode ser mar de terra. E quem garante que aqui já foi mar. Só Deus sabe.
Zozé não sabia, assim como muitos não sabem, outros até tiveram a informação e não acreditam, que o mundo dá voltas e voltas e sofre diversas transformações. São transformações drásticas como a era do gelo, a era dos dinossauros e quem sabe, a era dos grandes mares que invadiram todo o espaço terrestre. Mas quem estava lá para contar? Só Deus sabe.
Todo homem tem que conhecer o mar, disse um vez um marinheiro. Aqui não tem mar. Será que esse marinheiro acha que todo mundo é viajante como ele? Isso foi na televisão, ele estava numa dessas cidade a beira mar. Lá é fácil, é só andar um bocado e já está pisando nas areais da praia. Muita gente mora lá e nem liga para o mar. E o barulho? Será que é o mesmo quando se pega uma casca de caracol e põe no ouvido? Dizem que sim. E assim, antes mesmo de conhecer o mar, Zozé já ouviu o seu barulho. O barulho das ondas se agitando.
¾ Uma parte do mar já conheço. O som. Agora tem que ir lá e comprovar se é azul, sentir o seu cheiro, correr em suas águas.
Mas o mar está longe. Longe na geografia e no tempo. Enquanto isso Zozé puxa motivadamente a enxada. Um dia ele verá o mar. Quando? Só Deus sabe.

Nenhum comentário: