20.1.10

Não pense na oportunidade perdida!


Não ficou para trás o momento de ser feliz.

Não pense na oportunidade perdida, no que não devia ter feito.
Pense no agora, no hoje e aja.
As suas oportunidades estão aí, à vista.
Saia à luta, afaste o azar e a incredulidade.
Hoje é o seu melhor dia. Aproveite-o.
Passe um esponja sobre o ontem negativo.
Não é o que vem de fora que faz o seu progresso.
Mas o de dentro, a crença em si, o desejo de se melhorar.
A persistência nos bons objetivos, a busca da felicidade.
A lagarta não faz mais do que a obrigação ao querer ser borboleta...

(Do livro Otimismo Todo Dia - Lourival Lopes)

18.1.10

Acreditar Sempre!

Todos nós, na infância, temos sonhos:
grandes, médios ou pequenos.
Mas à medida que a vida passa, esses sonhos
vão para as prateleiras da vida.
Depois para a área de serviço,
até chegar ao sótão e ser, então,esquecidos.
E os sonhos acabam se tornando vestígios
de uma época em que a pessoa acreditava
no mundo e em sua capacidade de realização.
Enquanto os perdedores se acomodam e
pensam que um sonho é muito para eles,
os campeões se perguntam o que precisam fazer
para realizá-lo.
Nunca pense que uma meta não foi feita para você,
mas sim nas virtudes que precisa
desenvolver para conseguir atingi-la.

Seus sonhos mantêm aceso o fogo
sagrado em seu coração.
Eles são a seiva da vida.
Nós envelhecemos não porque o tempo passa,
mas principalmente porque abandonamos
nossos sonhos.

Pessoas de idade avançada, mas com grandes
ambições, carregam nos olhos o brilho da
juventude, pois suas metas continuam
alimentando sua alma.

É triste olhar para alguém com 40 ou 50 anos
e observar que está vivendo a espera da morte.
É Frustrante ver adolescentes precocemente
envelhecidos, pois em seus corações já não
carregam mais sonhos.
Para essas pessoas viver é simplesmente
completar o dia, completar o mês,
completar o ano.
E é triste constatar que nosso povo está
deixando de sonhar. A maioria procura
completar o dia. Não se permite imaginar
algo além do que está vivendo.

Nunca, nunca, nunca desista!

(Roberto Shinyashiki)

13.1.10

Soneto da esperança II

Quero viver sobre a luz da esperança,
que dá vida e sentido ao dia,
quero conhecer o pódio da vitória
que dá alegria aos vencedores.

Faz tempo que não ouço
a música silenciosa da madrugada,
Faz tempo que não escrevo
no pergaminho da saudade,

Quero vagar por caminhos tantos
quebrar recordes, vencer obstáculos,
fazer do agora um aliado,

quero descobir o amor no ódio,
quebrar preconceitos, amar a liberdade,
fazer do eu, um viver infinito.

Valter Figueira, do livro "Doces encantos" EGM 2003

Soneto da esperança I

Não quero viver sobre os escombros,
nem sob as nuvens negras do ódio,
quero ter a luz irradiante da certeza,
e ver o certo vencer o errado.

Não quero viver sobre destroços,
nem sob as sombras da mentira,
quero brilhar com brilho próprio,
e ver a injustiça ser vencida.

Não quero ouvir a música da discórdia,
nem quero sentir o cherio de enxofre
ao queimar as esperanças dos inocentes,

quero ter a certeza que o amor vencerá,
quero amar para vencer as batalhas,
dos meus dias, da eternidade. Sempre.

Valter Figueira, do livro "Doces encantos" EGM- 2003

Doce encanto

Todo dia eu vou como um amante,
imaginando felicidade nas solitárias ruas,
solicitar a você, meu doce encanto,
um doce olhar que fácil me cativa.

A esperança não cessa, não morre,
surge da luz sobre as nebulosas,
chega em seguida as cordas do coração,
produz doces orquídeas e vermelhas rosas.

Bentido esse amor infiltrado na alma
amor porém, que infleicidade traz,
a outros que desconhecem o todo
e que em parte sofrer lhe faz.

Meu doce encanto que na berlinda lastima,
espere pois, a felicidade está a caminho,
rirá o riso da deusa que na ágora ensina,
viverás a felicidade eterna, sem espinho.

Valter Figueira, do livro "Doces Encantos"-EGM 2003.

11.1.10

Saudades

- O que houve? Não sentes saudades?
- Pois então vives?
A saudade é a essência da vida,
da lembrança e da poesia,
Se não sentes: não vives,
se vives: padeces,
se padeces: choras.
Se choras é porque há saudades.

-Então? O que houve?
- Não sentes saudades?
A saudade é a lembrança do passado;
Se não sentes, não houve passado;
Se há presente: houve passado.
Haverá o futuro onde o presente
passado será.
Se passado tiver: saudade haverá.

-Então o que houve?
- Não sentes saudades?
A saudades é sinal de que houve amizade
e a amizade é vida.... é amor.
Se há amor, amizade há
Se há amizade: há saudade.

- Então? o que houve?
- Não sentes saudades?

Valter Figueira, do livro Poesias-ASAS 1995.

Felicidade

A verdadeira felicidade é do vitorioso;
A vitória é de quem luta;
A luta é de quem vive;
A vida é sua.
Então: Viva, lute, vença e seja feliz.

Valter Figueira, do livro Poesias-ASAS 1995