19.3.11

Os 10 melhores livros de todos os tempos

A lista da Newsweek
Publicado originalmente na Newsweek em 29 de junho de 2009
1. Guerra e Paz, Lev Tolstoi, 1869
2. 1984, George Orwell, 1949
3. Ulisses, James Joyce, 1922
4. Lolita, Vladimir Nabokov, 1955
5. O Som e a Fúria, William Faulkner, 1929
6. O Homem Invisível, Ralph Ellison, 1952
7. Rumo ao Farol, Virginia Woolf, 1927
8. Ilíada e Odisséia, Homero, século VIII a.c.
9. Orgulho e Preconceito, Jane Austen, 1813
10. A Divina Comédia, Dante Alighieri, 1321

16.3.11

Ser feliz ou ter razão?


Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na  próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem.
Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história, tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?

Outro pensamento parecido, diz o seguinte: "Nunca se justifique; com os amigos não precisa; quanto aos inimigos, eles não acreditam".


14.3.11

14 de Março: Dia Nacional da Poesia, Aniversário de Castro Alves e dia do vendedor de livros

CASTRO


A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), nascido em 4 de maio Castro Alves deixou sua marca na literatura, tanto por belíssimas obras como "O Navio Negreiro", tanto por sua luta contra o escravagismo, sua luta pela liberdade. O autor ficou conhecido como o "poeta dos escravos". Castro Alves foi também um defensor ferrenho do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Seus versos são considerados os poemas líricos mais lindos do Brasil

POESIA

A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista. Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima. Um poema também possui métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. Nem todos estes quesitos estão sempre presentes. Os poetas modernistas, por exemplo, adotaram o verso livre, despreocupado com a rima e a métrica.


Infinito (Rodrigo Ferreira)



Seja em seu cunho tradicional, ou adquirindo ares modernos, como por exemplo os poemas e poesias visuais, esse é um gênero capaz de dar vazão a criatividade, de aguçar a imaginação, e nos ensina a ver a vida de ângulos mais belos, intrigantes, divertidos ou inquietos.

VENDEDOR DE LIVROS

O livro é um portal mágico que oferece prazer, conhecimento e entretenimento. Não temos dúvida sobre a importância das histórias na formação de uma criança, a literatura infantil é o início da formação do leitor.

O interesse pela leitura deve surgir cedo, quando a criança ainda não sabe decifrar o código, mas lê com sua interpretação de mundo, ouvindo a história que lhe contam, imagina e vivência a mesma. Na Antigüidade e no começo da Idade Média, os livros eram manuscritos em rolos de papiro ou pergaminho. Na Europa, os livros formados por páginas costuradas em uma lombada surgiram no século XIII. Mas ainda eram manuscritos, o que os tornava raros e caros.

Os Chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros, usando blocos de madeira com caracteres entalhados.

Passava-se tinta nesses blocos, que eram em seguida aplicados ao papel. Os primeiros livros tratavam de magia ou de temas escolares. Mas o livro mais antigo que se tem conhecimento é datado de 11 de maio de 868 e foi encontrado nas grutas de Dunhuang, na região chinesa de Xinjiang. São discursos de Buda para seu discípulo Subhuti. Por volta de 1040 o alquimista chinês Pi Cheng usou de argila cozida para produzir os primeiros tipos móveis, os quais podiam ser reutilizados após a impressão, porque as letras eram entalhadas separadamente.

O conhecimento dos tipos móveis chegou à Europa muitos anos depois e foi aperfeiçoado pelo alemão Johannes G. Gutenherg (1400-68) que, em1438 começou a fazer impressões com tipos de metal, que proporcionavam maior nitidez à escrita. Uniu os tipos metálicos em palavras, frases, parágrafos e finalmente, páginas. Seu livro mais famoso é a Bíblia de Gutenberg, imprensa entre 1451 e 1456. Em 1448 Gutenberg se associou a Johann Fust, que financiou a criação da imprensa. A sociedade dos dois terminou em 1455. Fust processou Gutenberg e exigiu que ele lhe entregasse seu material como pagamento do empréstimo. Isso levou Gutenberg à ruína

12.3.11

Receita para viver bem!

21 conselhos das Universidades de Medicina: HARVARD e CAMBRIDGE

As universidades Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 Conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual :
01- Um copo de suco de laranja
Diariamente para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.
02- Salpicar canela no café
(mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).
03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.
04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham OS vegetais, melhor efeito preventivo têm.
05- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
06- LARANJA o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris .
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .
09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12- Rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.
13- Não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .
15- Desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16- Ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
Os cães são OS melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas através de verduras frescas.
18- Reorganizar a geladeira .
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonoides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tape ware escuro e bem fechado.
19- Comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: " Pesquisa da Universidade de Barkeley”.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então: é ou não é um remédio natural contra várias doenças?
21- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..
- pensar positivamente .
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- conhecer a si mesmo .
Os verdadeiros crentes são aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo e de ter qualidade de vida...
'Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos.
É exatamente o que diz Sêneca:
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

10.3.11

Como é lindo ver o dia amanhecer...

Com essa frase título começa o que o poeta Valter Figueira classificou como poema número um. O primeiro texto que guardou. É claro que teve outros que perderam nos antigos cadernos e nos cadernos de poesias das meninas de sua escola.

Outro poema lhe deixou uma cômica lembrança, era na verdade um samba que tinha feito a letra para que ele e seus colegas cantassem no fundo da sala. Na hora da execução entrou o professor de português e deu 3 dias de suspensão para a turma do samba, ele e mais dois colegas.

Que ironia! O professor de português impedindo a criação daquele que poderia ser um ótimo compositor. Mas isso não o abateu. A inspiração poética surgia a medida que as paixões aconteciam.

No segundo grau encontrou outro professor de português que fez a diferença. Esse cobrava, nunca estava satisfeito com a produção escrita de seus alunos e isso fazia com eles refaziam os textos diversas vezes e nesse refazer o aprendizado ia se aperfeiçoando. Foi esse professor que lhe disse: Jogue essa literatura de folhetim norte americana no lixo e leia os autores brasileiros. Envergonhado ele fez e começou a ler literatura brasileira, foi assim que conheceu e travou amizades literárias com Machado de Assis; Casimiro de Abreu; Alvares de Azevedo entre outros.

Em 1989, outra mudança marcaria e exigiria dele um novo aprendizado e uma nova adaptação ao mundo dos homens civilizados e acivilizados. Passou de um extremo a outro: Conheceu o mar em Santa Catarina e depois conheceu a Floresta Amazônica, o que depois a classificou de muralha natural intransponível. Fixou, em meio de agruras e medos, residência no norte de Mato Grosso, numa cidade que mais parecia saída de um filme de conquista do oeste norte americano. Presenciou tiroteio e acidentes rodoviários; garimpeiros amarelos ceifados pela malária e o esbanjamento dos bamburrados. Presenciou os pés inchados solitários e abandonados nas ruas e a ostentação dos coronéis do ouro. Com medo, e com certeza o medo o salvou várias vezes, não quis conhecer o garimpo em funcionamento, mas visitou os estragos deixados nas margens dos rios pelo trabalho quase escravos dos perseguidores do metal dourado.

Sua produção poética continuava, principalmente nas noites solitárias iluminadas por uma lamparina e velas. Nesse momento imitava Alvares de Azevedo e dizia que na sua mesa, feita de embalagem de geladeira, havia uma vela, um copo de vinho, um dicionário e alguns nomes da literatura. Procurou mas não encontrou Byron ( em outros momentos ficou com medo de conhecer Byron e ser influenciado por ele). Na sua mesa não tinha uma Bíblia. Mas havia folhetos do catolicismo e das religiões evangélicas que começavam as jornadas para o enriquecimento. Nessa época estava mais interessado na filosofia Budista. Viajou da forma que pode entre as centenas de livros que lera, tornou-se frequentador assíduo da biblioteca municipal e da livrarias. Travou contatos com autores de diversas partes do Brasil e de outros países.

A divulgação de sua produção começou de forma tímida, quando enviava poemas e textos para revista e jornais. Não se conformava com certos tipos de notícias e informações que eram publicadas, por isso fazia uma crônica para ironizar o acontecido ou alertar o leitor sobre as entrelinhas maléficas dos textos. Seu nome era divulgado mas poucos eram os que conheciam. Certo dia viu alguém lendo um texto seu na faculdade, outra pessoa fez um pequeno elogio ao autor, o que ele prontalmente se identificou “Esse sou eu”. E assim surgia entre indas e vindas entre críticas e elogio o escritor. Tanto que em certo momento achou que estava preparado para reunir seus poemas num livro, e com a colaboração de outro poeta do extremo sul, lançou do seu “Poesias”. Como de costume divulgou para os cantos o feitio. Mas quando a obra chegou, numa viagem cheias de paradas impróprias, ele felicitou-se de emoção e chorou de raiva. O fato lembrava um personagem de Machado de Assis. O livro não estava como sonhara – faltou uma revisão final- entre erros e os acertos, ficou os acertos e a boa acolhida dos leitores. Fez sucesso, foi reconhecido, admirado e premiado.

9.3.11

Positivo e Negativo

Diferente dos princípios elétricos, pessoas positivas atraem pessoas positivas. Pessoas otimistas também atraem algumas pessoas pessimistas que precisam desta energia, pois desejam mudar suas emoções. Afinal, uma pessoa otimista é mais alegre e cheia de vida. O otimismo é altamente contagioso.
Pessoas negativas atraem pessoas negativas. Pessimismo só atrai mais pessimismo. Os pessimistas se reúnem para conjeturar sobre como o mundo é imperfeito e como as coisas serão ainda piores. O negativo repele pesoas positivas. Mas a má notícia é que o pessimismo também é contagioso.
Ao escolher se você vai ser otimista ou pessimista, leve em conta que tipo de vida um ou outro grupo tem. Se você opta por enxergar o mundo com olhar otimista, desfrute naturalmente uma existência alegre e construtiva. Se você prefere ser aquele que acredita que o mundo é um lugar ruim para se viver, conforme-se por viver no mundo que escolheu viver.
Por isso recomendo, faça uma escolha pela vida ao invés de optar pela sobrevivência.Quando alguém iniciar um diálogo de como isso ou aquilo está ruim ou complicado, vacine-se deste vírus altamente contagioso e a forma de fazer isso é se recusar a aceitar o "invasor". Um alerta que merece ser dito é eliminar este diálogo interior que nós criamos e que tende a ver as coisas por um lado pessimista. Supere-se!
Ricardo Guimarães

4.3.11

EXERCITE O SEU CERÉBRO

É impotante exercitarmos nosso cérebro. Uma forma de fazer isso é ler estudando o que se está lendo. Ao fazer este exercício diário, estamos mantendo nossa mente despertada e alerta às boas idéias. Esta é, sem dúvida, uma prática de longevidade e sabedoria. Mas atenção, não basta ler, é preciso estar atento ao que se lê e também saber filtrar o que se lê.


"Ler sem refletir é o mesmo que comer sem digerir".

-- Edmund Burke (1729-1797 filósofo Britânico)