15.2.11

POSSE DO DIRETOR DO PREVCAR


Tomou posse nessa manhã do dia 15 de Fevereiro o diretor executivo do PREVCAR (Previdência dos Servidores Públicos de Carlinda)  o Professor Jair Lourenço da Silva, para cumprir o seu terceiro mandato referente ao triênio 2011- 2014. Jair Lourenço da Silva, professor de matemática na rede municipal de ensino foi reeleito no dia 10 de Dezembro de 2010 com um montante de 132 votos. Carlinda conta com 288 funcionários aptos a votar e compareceram 198 contribuintes, um comparecimento de 68,75%. Um índice muito bom de comparecimento levando em conta que a votação não é obrigatória e a extensão territorial do município. O diretor do PREVCAR, propõe a dar continuidade ao seu trabalho que já vem realizando, buscando sempre a transparência e a participação efetiva dos contribuintes através dos conselhos Curador e Fiscal. Quando assumiu para exercer o primeiro mandato em 2005 a instituição contava com um montante de R$ 1.600.000,00 em aplicações e fechou o ano de 2010 com R$ 5.806.000,00, ele frisa também a importância da participação dos conselhos e de todos que contribuem para o excelente andamento dos trabalhos que coordena.
Para o prefeito Dr. Miranda, houve uma eleição democrática e quando há democracia mostra o grau de organização de um povo, os funcionários públicos do município de Carlinda estão de parabéns por ter demonstrado organização e vontade própria, e frisou que entre o PREVICAR e o poder municipal há uma relação de harmonia e ajuda mútua. E o que o professor Jair é uma liderança e que liderança só se conquista com bons trabalhos prestados.
O presidente da Câmara Municipal esteve representado pelo vereador Claudio Franco que citou a importância da eleição do PREVCAR e que a câmara municipal de vereadores está de braços abertos para colaborar, principalmente com o desenvolvimento do município.
A presidente do Conselho Curador do PREVCAR vereadora Suzana de Oliveira Diniz salientou a importância do processo democrático e comentou que os conselhos participantes são constituído por pessoas que se preocupam e participam de todas as decisões que são executadas pelo diretor executivo.
Por fim o diretor executivo do PREVCAR empossado pelo prefeito Municipal num clima de muita descontração, amistosidade e não deixando de ressaltar a responsabilidade. Participaram do evento diversos servidores e os Secretários de Administração, Agricultura e Educação.

27.1.11

O retorno



Poeta afoito com as palavras, ora se embriagando com as maravilhas de sentimentos e emoções humanas... Ora espalhando vocábulos denunciadores dos tédios e pavores da alma... Ora percorrendo labirintos da psicopatia do ser humano em densidades maiores ou menores de espanto e inquietude das pessoas diante do enigma do existir... Assim, neste ecletismo de manifestações literárias, conheci Valter Figueira com sua poesia, sua destreza em construir contos e, mais recentemente, com a criação do personagem Homero que nos incomoda com suas atitudes criminosas de acordo com nossa grosseira maneira de compreendê-lo na obra “Eu Matei” e, quando acreditamos no fim de seus assassinatos cometidos a cada sete anos, pelos quais, curiosamente, não foi condenado, pois sua prisão teve outra motivação, ele, após ganhar a liberdade volta para sua terra natal e passamos a conhecer melhor sua historicidade, seu caráter e sua deformada personalidade, no convívio que tem com uma namorada, seus amigos de infância e seus pais. Parabéns, companheiro Valter Figueira, pela competência literária e fertilidade imaginativa, desta vez com “O Retorno” de Homero.

Agostinho Bizinoto
Diretor da Editora e Produtora EGM

22.1.11

TUDO TEM SEU LADO POSITIVO

O filho que muitas vezes não limpa o quarto e fica vendo televisão, significa que... Está em casa!
A desordem que tenho que limpar depois de uma festa significa que.... Estivemos rodeados de familiares e amigos!
As roupas que estão apertadas significa que.. Tenho mais do que o suficiente para comer!
O trabalho que tenho em limpar a casa, significa que... Tenho uma casa!
Não encontro estacionamento, significa que... Tenho um carro!
Os gritos das crianças, significa que.... Posso ouvir!
O cansaço no final do dia, significa que.... Posso trabalhar!
O despertador que me acorda significa que... Estou vivo!
Se sofro uma decepção significa que... Ainda sei amar!
Cada ser humano é único e maravilhoso, feito a imagem e semelhança de Deus! Tenha fé! Sorria!

Texto retirado do Jornal DESTAQUE de Lindóia-SP

21.1.11

ESPERO

Há, acredito, uma tempestade a se formar... espero passar para que meu caminhar continue na direção certa.....

De volta... depois das férias

Que bom estamos de volta na ativa... nesse momento estou lendo o livro
"Pequeno tratado das grandes virtudes" de André Comte Sponville. Ótimo para uma reflexão
do que somos e o que pensamos sobre as virtudes.

23.12.10

FELIZ NATAL !!!

Que o Natal não seja representado apenas por uma árvore ou um papai Noel, e nem pelos presentes. Que seja um momento de reflexão e de boas ações. Afinal não devemos esquecer o verdadeiro significado do Natal. 

27.11.10

O Retorno - Nova obra de Valter Figueira

O eminente poeta e prosador Valter Figueira é, sem nenhuma dúvida, personagem de primeiríssima grandeza no cenário literário do município de Carlinda. Excelente escritor e versejador, que nos anais desta terra aformoseada de inexploradas florestas, emerge do silêncio que naturalmente reservava-o para este instante, para a realidade, trazendo sua mais recente obra – O RETORNO – escrito com perfeição e mestria de quem sabe fazer arte literária.

O autor nos proporciona - leitores assíduos que somos de suas narrativas circundadas de mistérios e suspenses, o prazer de embrenharmos pelos meandros do crime e das condições a que são submetidos os que cometem tais barbáries. É, portanto, ficção, mas nos traz à tona uma elevada lição de realismo comprovada em cada página consultada neste magnânimo trabalho, o qual merece toda a atenção, todo respeito e reverência acerca da qualidade em conduzir o leitor ao ápice das emoções.
A sensação que se tem é de estarmos vivenciando momentos de tantas crueldades em que o ser humano convive diariamente, incitado pelo progresso relâmpago e exacerbado, pela falta de planejamento causado mormente por autoridades incapazes, individualistas e déspotas que, conscientes ou inconscientemente, lançam à margem da criminalidade os que se sentem rejeitados ou perseguidos diante do preconceito estimulado pelo sistema arcaico, pútrido e - se me permitam - ditatorial, imposto através das classes dominantes, nocivas à sociedade. Foi pensando dessa maneira que decidi citar aqui o insigne escritor sacro Wagner P. Menezes, que nos brinda com essas belíssimas e sábias palavras: “Como um pássaro no ninho um objetivo nos resta. Não o de olhar o mundo, a vida, o espaço que nos rodeia do ´alto da árvore’, como soberano em um território inviolável, indiscutível, que nada teme, a não ser o traiçoeiro vôo da ave de rapina.” Qual esta ave há muitos seres humanos. A violência nos faz perder terreno onde se pode cultivar bondade e paz. E só será recuperado o que foi perdido se compreendermos o sentido real da vida, amando-nos.
Ao deitar os olhos sobre o texto original de O RETORNO, vi que se tratava de algo que me seduzia ao extremo, que me permitia adentrar no intimo do romancista que, longe dos grandes centros culturais, revela-se talentoso, comprometido a conquistar num curto espaço de tempo o reconhecimento merecido de prosador e da condição de projetar-se entre os mais influentes narradores de histórias desta geração. Não se pode (nem deve) negar o óbvio, o evidente. O autor e a obra se fundem num verdadeiro liame, numa união que perdurará por distantes datas.
Registrar num livro os acontecimentos do cotidiano (não importa a temática) é acender em meio às trevas uma luz que nos mostre a realidade, novos horizontes a serem conquistados.
Nós, leitores e literatos, juntos, agradecemos ao poeta, romancista, cronista e contista Valter Figueira, por nos conduzir de maneira sutil aos limites das alegrias, com suas histórias fantásticas e capazes de nos transpor para uma outra dimensão que, sem medo de errar, encontramos apenas no universo da escrita. E essa etérea essência da vida nos encaminha a conhecer com mais profundidade o que somos por meio das palavras. Elas são mágicas, misteriosas e percucientes. Penetram fundo na alma humana e bradam por justiça, por melhores condições num mundo conturbado. São como crianças órfãs de carinhos nos convidando a desbravar o infinito nas asas céleres do vento alísio.
Quando lemos, afastamos de vez a solidão e nos sentimos mais humanizados. Observamos o que nos diz Daniel Pennac: “ A idéia de que a leitura `humaniza o homem´ é justa no seu todo, mesmo se ela padece de algumas deprimentes exceções. Tornamo-nos um pouco mais `humanos´, entenda-se aí por um pouco mais solidários com a espécie ( um pouco menos `animais) depois de termos lido Tchekhov.” E mais adiante acresce: “ É uma tristeza imensa, uma solidão dentro da solidão, ser excluído dos livros – inclusive daqueles que não nos interessam.”
Espero que a leitura deste livro possa trazer, indiferentemente do que trata o conteúdo, instantes de reflexão e prazer. Leia-o sem repudiar os momentos de tensão O personagem não é tão cruel como julgamo-lo, quer deveras se libertar das amarras que o coloca em condição inferior na sociedade.

Ribamar Carvalho é poeta.e autodidata
E-mail para contato: rilelota@hotmail.com